Letramento Digital

     Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto no qual a escrita e leitura tenham sentido e façam parte da vida das pessoas (Soares, 2003).

    O letramento digital também apresenta este mesmo perfil, pois não basta apenas aprender a digitar é necessário compreender os novos recursos e suas finalidades (computador/software, celular, internet, e-mail, site de busca e outros).

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS


    As tecnologias estão presentes em nossa sociedade e provocam mudanças culturais interferindo  no modo de vida e na forma de pensar, sentir e agir do cidadão. Nessa perspectiva a educação tem um importante papel na formação dos educandos, devendo assumir novas práticas sociais de letramento e alfabetização, tendo em vista novos modelos de gêneros textuais  presentes no meio tecnológico.
       As práticas de Alfabetizar Letrando, busca realização de atividades de oralidade, leitura, produção de textos e apropriação do sistema de escrita alfabética, que com o uso das tecnologias motivam o educando promovendo um ensino voltado para a vida e para as práticas sociais num contexto interativo. Neste sentido, o ambiente educacional deve possibilitar a inclusão digital do educando nesse novo cenário da Sociedade  Tecnológica.

VIVÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

LIVROS DIGITAIS

PRODUÇÕES DE VÍDEOS/AUDIO


SUGESTÕES DE SITES

http://papalinks.com.br/infantis/atividades_educativas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário