Letrar é mais que alfabetizar,
é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto no qual a escrita e leitura
tenham sentido e façam parte da vida das pessoas (Soares, 2003).
O letramento digital também apresenta este mesmo perfil, pois não basta apenas aprender a digitar é necessário compreender os novos recursos e suas finalidades (computador/software, celular, internet, e-mail, site de busca e outros).
O letramento digital também apresenta este mesmo perfil, pois não basta apenas aprender a digitar é necessário compreender os novos recursos e suas finalidades (computador/software, celular, internet, e-mail, site de busca e outros).
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
As tecnologias
estão presentes em nossa sociedade e provocam mudanças culturais interferindo no modo de vida e na forma
de pensar, sentir e agir
do cidadão. Nessa perspectiva a educação tem um importante papel na formação
dos educandos, devendo assumir novas práticas sociais de letramento
e alfabetização,
tendo em vista novos modelos de gêneros textuais presentes no meio tecnológico.
As práticas de Alfabetizar
Letrando,
busca realização de atividades de oralidade, leitura, produção de textos e
apropriação do sistema de escrita alfabética, que com o uso das tecnologias motivam o
educando promovendo um ensino voltado para a vida e para as práticas sociais
num contexto interativo.
Neste sentido, o ambiente educacional deve possibilitar a inclusão digital do
educando nesse novo cenário da Sociedade
Tecnológica.
VIVÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA REDE MUNICIPAL DO RECIFE
LIVROS DIGITAIS
PRODUÇÕES DE VÍDEOS/AUDIO
SUGESTÕES DE SITES
http://papalinks.com.br/infantis/atividades_educativas/
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